Entidade teme prejuízos ao desenvolvimento econômico e problemas de vizinhança
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) protocolou nesta sexta-feira (5), na Prefeitura de Ponta Grossa, um ofício solicitando a revogação da Lei 13.726 de 25 de maio de 2020 que altera o zoneamento industrial para zona residencial (ZR-2), em terrenos próximo a Cervejaria Heineken e Aeroporto Sant’Ana. Para o Conselho, a possibilidade de novos investimentos residenciais na região representaria obstáculos à futura expansão do Aeroporto Sant’Ana.
Nesta semana, lideranças de diversas entidades e segmentos do setor industrial solicitaram a intervenção do CDEPG para que se manifestasse contrariamente à lei 13.726/20. A lei apresenta mudança na lei de zoneamento de uso e ocupação de solo e promove a inclusão de áreas das proximidades da Avenida Tocantins, situadas no Horto Florestal do Cará-Cará, do zoneamento industrial para zona residencial (ZR-2). Segundo o presidente do CDEPG Wilson Oliveira, a medida prejudica o a ampliação das indústrias já existentes e a implantação de novas, colocando em risco o desenvolvimento industrial da cidade.
Além disso, outro ponto levantado foi a classificação dos estabelecimentos industriais já instalados que podem gerar riscos e danos à vizinhança, isto é, uma área residencial tão próxima ao Distrito Industrial pode colocar em risco a segurança e saúde dos moradores, podendo causar ainda sérios problemas sociais na região.
Para presidente do CDEPG, é necessária uma reavaliação da região, considerando o desenvolvimento econômico tanto pela ampliação aeroporto, com também das empresas instaladas e as que ainda poderão se instalar nesta parte no Distrito Industrial. “Sugerimos ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB), ainda, que seja criada uma legislação específica para a proteção da área do entorno do Distrito Industrial e do Aeroporto Sant’Ana e, assim assegurar o crescimento sustentável de Ponta Grossa”, finaliza.