Estudo de viabilidade de porto seco é entregue à Receita Federal

Estrutura beneficiaria importações e exportações em Ponta Grossa

O Conselho de Desenvolvimento Economico de Ponta Grossa (CDEPG), juntamente com a Prefeitura de Ponta Grossa e a Associação Comercial de Ponta Grossa (ACIPG) entregaram, nesta semana, para o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Demetrius de Moura Soares, um Estudo de Viabilidade Econômica para a instalação de um porto seco em Ponta Grossa. O estudo foi elaborado pelo Sebrae e encomendado pelo CDEPG, ACIPG e a Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP).

Elizabeth Schmidt parabeniza o trabalho efetuado pelas entidades no levantamento de importantes informações que serão avaliadas pela Receita Federal. “Temos aqui a comprovação da viabilidade do porto seco. Temos a união das forças produtivas da nossa cidade e temos a determinação de finalmente ver esse passo sendo confirmado”, disse a prefeita salientando que tudo tem a hora e o momento certo e que chegou a hora da cidade contar um porto seco.

O presidente do CDEPG, Leonardo Puppi Bernardi, bem como o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca destacaram a importância da autorização da Receita para o processo de implantação do porto seco, historiando as diversas iniciativas, desde os anos 1990, que resultaram frustradas.  “Um porto seco em Ponta Grossa beneficiaria o município na atração de novos investimentos, principalmente de indústrias que necessitam de insumos importados, mas também de centros de distribuição de comércios atacadistas, que importariam matéria-prima no atacado, desembaraçariam no porto seco, em Ponta Grossa, o que beneficiaria o fluxo de caixa das empresas, pois só pagariam a taxa de importação quando a mercadoria fosse retirada do porto seco, por exemplo. Por isso, a necessidade da presença da Receita Federal para que realize o devido controle”, disse Bernardi.

O delegado explicou que quando há o interesse em instalar um porto seco na cidade, deve ser feito o pedido na unidade que jurisdiciona e tem que ser acompanhado de um estudo de viabilidade técnica e econômica e que o documento será devidamente avaliado. “O interesse da Receita Federal é contribuir sempre para o desenvolvimento do ambiente de negócios da cidade”, disse Moura. 

A reunião contou também com a presença do conselheiro Wilson Oliveira, do secretário municipal José Carlos Loureiro Neto e com o diretor executivo do gabinete da prefeita, Edgar Hampf.

com assessoria Prefeitura de Ponta Grossa / Edson Gil