CDEPG, Prefeitura e UEPG vão elaborar plano de recuperação econômica pós-pandemia

Reunião com integrantes do governo do estado para apresentação de um plano estadual acontece nesta sexta (31)

A Diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) esteve, na manhã desta quinta-feira (30) em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Miguel Sanches Neto, juntamente com a coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação, Tônia Mansani e o secretário da Fazenda, Claudio Grokoviski, da Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro foi estabelecer um primeiro contato com os professores da instituição integrantes do Grupo de Trabalho criado internamente para prestar consultoria a este CDEPG com vistas a fazer o planejamento da retomada da economia no pós-pandemia no município de Ponta Grossa.

O reitor da UEPG aponta que a instituição está ciente de seu papel produtivo de propulsora de impactos relevantes em todos os setores de nossa comunidade e desta forma, entende a colaboração da instituição é fundamental para a retomada da economia de Ponta Grossa. “Após a seleção de cinco vetores apontados pelo CDEPG, procurei dentro da estrutura da Universidade pessoas proativas que atendessem estes requisitos técnicos apta a pensar saídas a curto, médio e longo prazo de retomada pós-pandemia do novo coronavírus”, disse Neto, afirmando que não se pode permitir que o conhecimento fique apenas dentro dos muros da instituição. 

Sobre os cinco vetores comentados pelo reitor, o de Atração de lnvestimentos ficará sob a responsabilidade de Emerson Martins Hllgemberg, com mestrado e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) e experiência em Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana. O vetor de Qualificação de Pessoas será atribuição da professora Eliane de Fátima Rauski, graduada em Direito e Administração, com mestrado em Administração. Quanto a área de Expansão de Exportações, Alex Sander Souza do Carmo, que possui mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico, ficará à frente dos estudos.

No quesito Inovação, Miguel Archanjo de Freitas Junior, diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG, que conta com doutorado em História e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas coordenará os estudos. Enquanto Augusta Pellnski Ralher, que conta com doutorado em Economia e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, ficará responsável pelo setor de Encadeamento Produtivo.

 “Ainda não temos o modelo do trabalho estabelecido, mas contaremos com a expertise dos professores da UEPG para estruturar a metodologia de trabalho, confiante que será construído um plano consistente e feito por nós mesmos”, afirma o presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, que agradeceu os professores e o reitor da UEPG por aceitarem o desafio.

Ele comenta que a parceria é muito oportuna, considerando que o governo Ratinho Júnior inicia a elaboração de um plano de recuperação em âmbito do estadual. “Já há um movimento do Executivo Estadual em minimizar os impactos futuros da pandemia, em virtude disso, criou o Grupo de Trabalho para Coordenação de Ações Estruturantes e Estratégicas para Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Estado do Paraná, em resposta aos impactos causados pelo novo coronavírus, em parceria com as universidades estaduais”, conta o presidente do CDEPG.

Oliveira salienta que na manhã desta sexta-feira (30) integrantes do CDEPG, Prefeitura e UEPG participarão de uma reunião remota com o vice-governador Darci Piana, com o chefe da Casa Civil Guto Silva e com Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes para a apresentação do Plano de Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Paraná. “Para o estado são 19 vetores importantes que serão apresentados na reunião. Por uma questão de estrutura, o CDEPG se baseou no plano estadual e escolheu os cinco principais vetores para serem trabalhados em âmbito municipal”, finaliza.