CDEPG prorroga pesquisa econômica para elaboração de políticas públicas

Pesquisa necessita de maior adesão do setor da indústria nas respostas do questionário

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Prefeitura Municipal prorrogou até sexta-feira (21) a 3ª edição do estudo dos impactos das medidas de contenção da Covid-19 nos setores produtivos de Ponta Grossa devido a quantidade de empresários respondentes não suprir ao mínimo ideal para uma amostra eficaz para garantir um nível de confiança maior para a proposição de políticas públicas.

O intuito é fazer um mapeamento comparativo e embasar um relatório com políticas públicas municipais para a retomada pós-pandemia ao poder público. O questionário deve ser respondido pelos empresários do comércio, serviços e indústria.

Augusta Pelinski Raiher, pesquisadora do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da UEPG explica que visando formular um Plano de Recuperação Econômica do Município de Ponta Grossa. Esta pesquisa iniciou no dia 11 de agosto de 2020 e foi prorrogada até o dia 21 de agosto de 2020. “Até o momento, tivemos mais de 400 questionários respondidos, com uma predominância do setor de serviços e do comercio. A prorrogação se justifica tendo em vista que o número de respondentes do setor industrial estar muito aquém do necessário para se ter uma representatividade do setor. Por isso, a participação principalmente das indústrias é fundamental neste momento”, explica a professora. 

A pesquisadora aponta que esta edição do estudo vai além de analisar os reflexos, mas sim, irá formular políticas públicas para auxiliar o empresário neste período ainda de pandemia, mas também de recuperação pós-pandemia. “As medidas propostas a partir do estudo visam a dar conta de amenizar os impactos do novo coronavírus em cinco vetores como o de Atração de investimentos; de Qualificação de Pessoas; a área de Expansão de Exportações; em Inovação; e em Encadeamento Produtivo”, elucida.

Priscilla Garbelini Jaronski, vice-presidente do CDEPG e coordenadora da pesquisa, salienta a importância de os empresários responderem a pesquisa, principalmente os do setor da indústria, como também que o estudo conta com o apoio da ACIPG e da FIEP. “Necessitamos da participação efetiva das indústrias, pois é o setor com o menor número de questionários respondidos, o que compromete a amostra e dificulta a elaboração de políticas públicas para a retomada. O questionário ficará aberto para os outros setores, o que possibilitará que empresários do comércio e serviços podem continuar respondendo, deixando a amostra mais precisa e o resultado seja mais eficiente”, finaliza.

O questionário pode ser respondido até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 21 de agosto através do link:

https://forms.gle/8dWCqXMWMkqsEpBD7

Parceria entre instituições

No final do mês de julho, integrantes do CDEPG, ACIPG, Prefeitura, Sebrae e UEPG firmaram um convênio de cooperação técnica para a elaboração de políticas públicas para auxiliar os setores produtivos na retomada da economia. Com a formação de um Grupo de Trabalho entre as entidades, o objetivo é elaborar um planejamento concreto da retomada da economia no pós-pandemia no município de Ponta Grossa.