CDEPG realiza última reunião ordinária de 2019

Av. Souza Naves, Plano Diretor e Museu Campos Gerais foram temas debatidos

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) realizou nesta semana, a última reunião ordinária de 2019. O encontro contou com a presença de empresários da Avenida Souza Naves que solicitaram o apoio do órgão em relação a um projeto de obras de reestruturação de trecho da via. Além disso, foi discutido sobre recursos oriundos do Poder Judiciário para reforma do antigo Fórum, agora Museu Campos Gerais e ainda foi explanado sobre o Plano Diretor.

Os empresários explicaram que devido ao acordo de leniência entre o Judiciário e a concessionária de pedágios CCR Rodonorte, será realizada uma readequação na Avenida Souza Naves. No entanto, eles alegam que o projeto que tiveram acesso irá impactar de maneira negativa o comércio nos trechos em que acontecerão as obras, não apenas no período de execução, mas também após o término.

Josiel Jasinski, comerciante do entorno e representante dos demais empresários, relata que é grande a preocupação, pois dependendo da maneira que o projeto for executado pode prejudicar milhares de pessoas, e principalmente as empresas estabelecidas na via. Em virtude disso, entende que é fundamental que o que será feito seja apresentado e discutido. “Temos ciência que o objetivo é melhorar o trafego, mas temos que prezar por nossos negócios. Além disso, por temos que ser informados de quais são os planos e termos a possibilidade de discutir e sugerir mudanças no projeto, se for necessário”, avalia Jasinski.

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB), presidente de honra do Conselho, comentou que está acompanhando o processo e que o documento que eles tiveram acesso era um pré-projeto, que sofreria modificações, bem como, que os empresários seriam ouvidos. No entanto, salientou que qualquer obra traz alguns transtornos no período de execução. “Será feita uma apresentação do projeto em breve e a obra será muito rápida, pois não depende de licitação”, explica.

O presidente do CDEPG Wilson Souza de Oliveira se comprometeu em enviar um ofício ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, para que interceda em prol das reivindicações, considerando que as empresas potencializam o desenvolvimento local. “Solicitamos ainda que este projeto seja apresentado neste Conselho para conhecimento da comunidade e seja devidamente debatido com os empresários da Souza Naves”, reforça Oliveira.

Plano Diretor

A arquiteta e Urbanista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa, Karla Volaco Gonzalez Stamoulis, explanou sobre o Plano Diretor, bem com sobre as alterações sugeridas pelo CDEPG. O prefeito Marcelo Rangel também se manifestou sobre o assunto e disse que o Município conta com um estudo técnico efetuado por uma empresa renomada. “Se este projeto for acolhido 100%, tenho a certeza que será um projeto responsável. Isso não quer dizer que eu concorde com tudo o que contém nele. Porém, tenho a certeza que foi muito bem estudado. Agora vai para a fase política na Câmara e o Conselho será fundamental para a apresentação e debate das emendas com vereadores”, disse Rangel.

Museu Campos Gerais

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, conselheiro do CDEPG, discorreu sobre os R$ 10,5 milhões de recursos obtidos pela instituição, do Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a restauração da sede histórica do Museu Campos Gerais, situada na esquina das ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro.

Sobre o CDEPG

Com caráter deliberativo, o Conselho é formado por 23 integrantes de diversos segmentos da sociedade, com a função, além de promover reuniões mensais, de realizar estudos especializados através das câmaras técnicas e grupos temáticos. Pessoas interessadas em ajudar devem ser indicadas pelas entidades que compõem o CDEPG ou mesmo podem colaborar com os conselheiros que já foram indicados. A população pode saber quais são as entidades, bem como sobre o trabalho realizado através do site do Conselho www.cdepg.org.br