Conselho de Desenvolvimento Econômico pede retirada de projeto sobre Polo Tecnológico

Crédito foto: Fabio Matavelli

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) pedirá ao Poder Executivo a retirada do projeto de Lei 2818/2019, que atualmente tramita na Câmara de Vereadores – e que autoriza a Prefeitura a instalar um Polo Tecnológico na área onde funciona o atual Centro de Eventos de Ponta Grossa. A assunto foi discutido pelos integrantes do conselho em reunião realizada nesta terça-feira (5) e a decisão será oficializada ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) nos próximos dias. “Embora não tenhamos sido consultados pela Prefeitura durante elaboração do projeto, isso não impede que o Conselho se manifeste, já que não atendemos apenas pautas por demanda”, ressalta o presidente do Conselho, Wilson de Oliveira. A ideia, segundo o Conselho, é poder aprimorar a discussão acerca da matéria e também da gestão do Centro do Eventos.
No final de outubro, o PL deveria ser votado em primeira discussão pelos vereadores. No entanto, o projeto recebeu pedido de vista e foi retirado da pauta. Na ocasião, diretores da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) entregaram aos vereadores ofício em que pediam a rejeição da matéria. Eles também defendiam que o projeto deveria ter sido analisado pelo CDEPG, através da Câmara Técnica Permanente de Tecnologia e Informação.  
Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico desta terça, Oliveira destacou ainda o compromisso, por parte do Governo do Estado e Prefeitura, de que Ponta Grossa voltará a sediar a Feira Paraná em 2020, que deve se tornar internacional. Assim, na opinião dos representantes das entidades que integram do CDEPG, será fundamental o Município manter o Centro de Eventos em funcionamento. Por outro lado, eles destacaram a inauguração do Parque Ecotecnológico no final de outubro. Na ocasião, foram apresentadas as benfeitorias do parque, assinadas as doações de terrenos previstas para as instituições implantarem negócios relacionados à inovação e a entrega da pré-credenciamento junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos. “O Parque Ecotecnológico foi constituído dentro de um modelo moderno, com um projeto bem interessante. Então já temos um lugar destinado à inovação e tecnologia. Mas, corremos o risco de ficar sem um local para eventos caso o projeto seja aprovado”, ressaltou Joel Franzim Junior, representante do Sebrae junto ao Conselho.

Da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte também defendeu a necessidade de Ponta Grossa ter um local destinado para eventos, sejam feiras, shows, entre outras atividades do gênero. Por outro lado, critica a falta de um projeto claro e específico do que seria o Polo Tecnológico e qual seu propósito. Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, acredita que o fato de a Prefeitura ter um centro de eventos é um grande dividendo para o Município. No entanto, ele e demais conselheiros destacaram que, caso o projeto seja retirado do Legislativo, é fundamental a discussão acerca da gestão do espaço. “Com boa gestão, o Centro de Eventos fortalece a cidade. Ele dá ao prefeito um poder maior de atrair grandes eventos para a cidade”, avalia Miguel. 

Por Patricia Lucini / Diário dos Campos