CDEPG busca ajuda de empresas para aquisição de respiradores

Movimento conta com a participação da Prefeitura, Casa da Indústria e ACIPG

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) participa da entrega dos sete primeiros conjuntos de respiradores que serão destinados para a UPA Santa Paula e para o Hospital Municipal Amadeu Puppi. Os equipamentos doados por empresas e entidades da cidade representam investimentos de aproximadamente R$ 500 mil e foram obtidos através de uma ação conjunta entre o CDEPG, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e a Casa da Indústria de Ponta Grossa (FIEP).

Os conjuntos de respiradores, compostos por um respirador e um monitor, foram doados pelo Grupo Unium, pela Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola), pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa e pelo Grupo Águia.

Álvaro Scheffer, presidente do Sindimetal e Sindimadeira, sindicatos integrantes da Casa da Indústria, salientou que é muito melhor ajudar do que ser ajudado neste momento difícil gerado pela pandemia da Covid-19. A indústria da nossa região aderiu de forma muito pronta. Ninguém aqui quer fazer política, queremos sobreviver. O que é importante para nós é a vida”, disse Scheffer.

O presidente do CDEPG, Leonardo Puppi Bernardi, comenta que a iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura, ACIPG e Casa da Indústria pelo fato destas entidades entenderem a gravidade da situação e a necessidade de uma força tarefa para salvar vidas. “Enviamos um ofício conjunto das entidades para as empresas, pedindo para que auxiliassem o Município na aquisição de respiradores, ferramenta fundamental para a sobrevivência de pacientes em estado grave da Covid-19”, afirma Bernardi.

De acordo com ele, a iniciativa buscou sensibilizar as empresas pela quantidade de casos na cidade e pela proximidade das mortes, de pessoas que não resistiam aos sintomas do novo coronavírus.  Não foi a Prefeitura, mas sim, Ponta Grossa que recebeu a colaboração das empresas da cidade e com isso, estão ajudarão a salvar milhares de vidas, que podem ser de seus clientes, colaboradores e até familiares”, avalia.

Para a 1ª secretária do CDEPG, Priscilla Garbelini Jaronski, que está na organização do movimento, o trabalho continua e a ação pretende contribuir para a abertura de 20 novas vagas em hospitais locais. “Está programado para a próxima semana a entrega de mais 13 conjuntos respiradores. Além disso, a parceria entre as entidades continua trabalhando em contato com as empresas, para conseguir mais equipamentos, devido a gravidade do cenário não apenas em Ponta Grossa, mas na região, considerando que moramos em uma cidade polo nos Campos Gerais”, finaliza Priscilla, que foi prestigiada tanto por Álvaro Scheffer, quanto pela prefeita Elizabeth Schmidt pela condução da iniciativa.

A prefeita Elizabeth ressaltou que o poder público municipal está fazendo o que pode na prevenção através da imunização, nas medidas de restrição do contato entre as pessoas, para diminuir o contágio, buscando reduzir a procura nos hospitais, e por fim o atuando no atendimento de pacientes, que em muitos casos precisam destes aparelhos. “Neste momento foram mais de R$ 500 mil em doações e devemos isso a lideranças e entidades que ainda estão se movimentando”, evidencia.