CDEPG realiza reunião com diretor-presidente da Invest Paraná

Parceria com a Prefeitura é anunciada para representante das entidades do Conselho

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) realizou no final da manhã desta sexta-feira (29), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), uma reunião com o José Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, uma organização que funciona como uma ponte entre o governo do estado e a iniciativa privada para apoio a empresas locais e novos investimentos. Bekin apresentou uma parceria que fechou com a Prefeitura Municipal no dia de hoje.

Estiveram presentes representantes do CDEPG, da ACIPG, da Coordenadoria das Associações Comerciais, Empresariais e Industriais do Centro do Paraná (Cacicpar), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e da Prefeitura de Ponta Grossa.

O responsável pelo Invest Paraná, que já foi investidor em Ponta Grossa, disse que a entidade entende o empresariado e suas necessidades, por ter um pé no privado e outro no público. “O papel da Invest Paraná é trazer o empresariado para próximo do estado. Para termos um estado mais forte precisamos aumentar a arrecadação, mas isso não significa aumentar a carga tributária, mas fazer os empresários venderem mais, produzirem mais, gerarem empregos e movimentar a economia”, conta. 

Bekin comenta que a Invest Paraná está entre as três melhores agências da América Latina e atesta que uma das principais qualidades é a agilidade na resposta aos empresários na intermediação de atração de investimentos para o estado.

Ele conta que em concordância com o gabinete do governador Ratinho Junior (PSD) para 24 cidades polos, a Invest Paraná irá transferir parte da sua atuação. O diretor enfatiza que Ponta Grossa é a segunda cidade em que está sendo assinando o convênio e que a entidade irá trabalhar juntamente com o gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). “Quando a empresa chegar na Invest Paraná Ponta Grossa terá o atendimento de todas as autarquias e todas as secretarias junto ao estado. Vamos pegar esta informação e vamos correr com os protocolos como fazemos em Curitiba”, disse Bekin.

O diretor relata que com a parceria serão passadas para a Prefeitura ferramentas de mapeamento das empresas do estado para facilitar os arranjos produtivos por regiões, promovendo o fomento local através da informação, dificultando as compras de insumos e a contratação de serviços de outros estados. “Com estas ferramentas serão valorizadas as vocações regionais, fazendo com que os empresários saibam o que o outras da região estão fazendo e saberem o que podem fornecer para o atendimento das necessidades destas empresas”.

O presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, agradeceu a presença de Bekin e avalia que esta descentralização da ação da Invest Paraná é muito salutar para o contexto atual de retomada da economia pós-pandemia. Para ele, o governo estadual e municipal deve ser um promotor do desenvolvimento através do estímulo dos setores produtivos empresariais. “Tenho a certeza de que esta parceria tem muito a beneficiar não apenas Ponta Grossa, mas toda a região dos Campos Gerais”, finaliza.

Crédito foto – Jeferson Augusto / ACIPG